ESCOLA DE MAMULENGO

Escola de Mamulengo 1


A Escola de Mamulengo é um centro de pesquisa que fomenta o conhecimento e a difusão da pluralidade de saberes desenvolvidos nas diversas áreas do teatro de bonecos, realizando e expandindo novas linguagens/técnicas e metodologias, procedimentos teóricos-práticos e didáticos nas artes cênicas e correlatas. Localizada no bairro Serrinha, a Escola surge como um projeto do Grupo Formosura de Teatro.


O grupo adota como práxis, desde sua origem, a disseminação do saber artístico e a formação de agentes culturais (bonequeiros) como sujeitos multiplicadores para agirem com autonomia em suas comunidades e acredita na transformação social pela experiencia educativa/artística e cultural.

Escola de Mamulengo 2
Escola de Mamulengo 3


O Grupo Formosura de Teatro atua no cenário artístico cearense desde 1985, através de quatro frentes principais: montagens teatrais para os mais diversos públicos, espaços e contextos; formação em artes em sua sede e nos mais variados locais. O eixo da formação se desenvolveu desde os primeiros anos do Grupo, tanto no interior do Ceará, como na capital. Esses projetos de formação se desenvolvem das mais diversas formas. Dentre elas, atendendo a filhos e filhas de mulheres presidiárias, o Movimento Sem Terra, os assentamentos rurais, artistas, professores, pessoas em situação de rua.


Na sede do Grupo Formosura houve sempre a luta para que se estabilizasse uma Escola de Mamulengos, atualmente essa escola se desenvolve de forma muito mais consolidada. A Escola é aberta para o público em geral, tendo ainda uma forte atuação junto às crianças e adolescentes da periferia de Fortaleza. Nesse percurso de anos de atuação ininterrupta, o Formosura tem seu trabalho reconhecido através de prêmios municipais, estaduais e nacionais.

Escola de Mamulengo 4
escola de mamulengo 6

O grupo prima, sobretudo, pela qualidade artística-conceitual dos seus projetos e por isso se dedica inteiramente a cada ação que se envolve. É dentro de uma articulação entre o universo da cultura da periferia, da cultura urbana e o teatro fortemente calcado em sua dimensão de práxis política e investigação estética, que o Formosura desenvolve seu trabalho. Na esteira dos tradicionais mamulengueiros nordestinos, constitui uma família de artistas que se juntam a outros parceiros da sua arte no difícil movimento de realizá-la em grupo.


Ao elaborar suas criações a partir da relação do boneco e do ator em cena, reflete a irreverência, a espontaneidade comuns à tradição de brincantes populares, e investe, igualmente, em diferentes linguagens que problematizam a experiência humana e o contexto político-social em que está inserido.

escola de mamulengo 7